Pular para o conteúdo principal

Cotas igualitárias é realmente o melhor?


Recorrentemente incluindo ecos na imprensa como essa matéria do Diário de Pernambuco (veja aqui) vem um questionamento em tom de lamentação sobre a divisão de cotas de TV no Brasil, invariavelmente, eles esquecem todo o resto do mundo para se concentrarem apenas no modelo Inglês da Premier League. 

Pois bem, como é costume de quem chora, apresentam-se apenas números que interessam e esquecem de outros fatos importantes para avaliação dos contextos.

A primeira pergunta é porque na Inglaterra é assim? Essa pergunta nunca é abordada, o comum é usar argumentos de igualdade para justificar como se os ingleses tivessem chegado a esse modelo por terem um senso de justiça apurado. Isso até mais claro está quando o jornalista clama pela "intervenção do estado brasileiro". Ora isso tem mais a ver com ideologia de classes e conceitos socialistas do que com futebol.

Vamos ser mais realistas, lá o modelo funciona assim por conveniência deles e que não necessariamente é o melhor modelo do mundo, tanto que não é amplamente aplicado.

Porque não adotar o modelo da NBA americana, ou da NFL, ligas de sucesso espetacular no esporte. O anúncio comercial na NFL é o mais alto do mundo, as cotas seguem uma ideia parecida com a da Liga Inglesa, porém não há rebaixamento, nem acesso.

Voltando ao modelo ingles, outra coisa sempre não abordada é a distribuição das torcidas, vejam o quadro abaixo, a pesquisa é de 2004, mas certamente é impossível que tenha tido grandes modificações:


Não existe na Inglaterra supremacia de torcidas como existe no Brasil. Lá apenas dois clubes tem um alto grau de penetração nacional, o Manchester United e o Liverpool.

Falar em TV Aberta ditando formação de torcidas é uma balela sem tamanho, pegando o exemplo de Pernambuco mesmo, há mais de 10 anos a TV de Petrolina que é retransmitida para quase todo o sertão de Pernambuco só passa jogos de times pernambucanos e nem assim o quadro no interior de distribuição de torcidas sofreu grandes alterações. Em época de TV a Cabo e antena parabólica, cada um assite o que quer, se programa de TV tivesse essa força toda, mais da metade da população brasileira seria espírita e a outra metade seria gay por assistirem as novelas da Globo.

Outro dado importante nunca citado é que a receita de TV do Manchester United representa apenas cerca de 23% da sua arrecadação total enquanto no Brasil a cota de TV ainda responde por quase 50% da arrecadação de cada clube. Sendo portanto muito mais significativa. 

Por fim o modelo ingles surge do próprio entendimento entre os clubes onde o Manchester entendeu que precisa do Everton para gerar suas receitas. E aqui de boa, alguém acha de fato que se os times de Pernambuco e alguns outros estados não participarem do campeonato brasileiro fará diferença para a TV e na cota que eles pagarão por transmissão dos times de São Paulo, Rio, Minas e Rio Grande do Sul?

Porque os times do Nordeste não se unem, formam sua própria liga, negociam seu próprio contrato de TV com distribuição igualitária?

Futebol profissional é negócio, e os patrocinadores não estão nessa por bondade, ou voces provam para eles que de outro jeito é melhor ou se cala, basta de intervenção.

Comentários

Unknown disse…
Meu Deus do céu...
Já estava achando o texto fraco e tendencioso, mas isso nem foi minha maior decepção...
Ver, lá embaixo, que você mora em Petrolina e falou umas besteiras dessas...aí sim...foi demais...
Espero que seja flamenguista/carioca, então esse egocentrismo exagerado estaria justificado...
Se for Pernambucano...Meus Deus...
Sem palavras...
Pois é Tiago, me surpreende como voce chegou a conclusão que sou torcedor do Flamengo. Deves ter tido um trabalho intenso para chegar a tal conclusão. O que não me surpreende é voce dizer que o argumento é fraco sem apresentar nenhum contra argumento, tampouco achar o texto tendencioso sem apontar onde, apesar de que eu assumo como qualquer pessoa com QI acima de ameba que toda e qualquer opinião segue a tendência daquilo que voce acredita, o que uma pessoa honesta não pode fazer é distorcer fatos para defender sua posição.
Por último sim sou carioca, mas adianto que acho de uma tolice sem tamanho querer ater a questões geográficas a escolha de sua paixão.
E da próxima vez, meu caro Tiago Pontes de Lima Luna coloca lá teu nome nos comentários é bem mais honesto assim.

Postagens mais visitadas deste blog

Frases sobre o Mengão

" Ser Flamengo e ir em frente onde os outros param, é derrubar barreiras onde os prudentes medram(...)É comungar a humildade com o rei eterno de cada um."-  Arthur da Távola   "Torcida chata e nojenta essa do Flamengo. Se julgam superiores em tudo.... mas com razão, não é ?" -  Bussunda     "Meu orgulho de ser rubro-negro começa pelo orgulho de ser carioca. Não dá para negar que a paisagem mais bonita e mais emocionante da Cidade Maravilhosa é a entrada no Maracanã no dia de uma decisão do Mengão. O contraste da escuridão do túnel que leva às arquibancadas, ou o silêncio dos elevadores sociais para o Maracanã lotado e brilhando em vermelho e preto é de arrepiar qualquer torcedor. Continua pelo orgulho de ser brasileiro e fazer parte da maior torcida do mundo, do time que foi mais vezes campeão brasileiro, no país do futebol. Não preciso nem falar de Zico e companhia, do fato de todos os astros internacionais que nos visitam fazerem questão de usar o manto sag

BYE, BYE SO LONG VERY WELL

Pois é, como dizia uma canção meio brega do Guilherme Arantes: "Adeus também foi feito prá se dizer". Bye, bye R10, saiba que não deixará nenhuma grande lembrança. Hoje o dia foi de sub-notícias e sub-comentários sobre a saída do dentuço da gávea. Aliás a conclusão do espetáculo circense comandado pela honorável Paty começou ontem a noite quando o Cascão resolveu demonstrar ter um poder que não tem diante de alguns torcedores em Teresina. Em seguida foi desmentido pelo Zinho, que em seguida foi desmentido pelo Ronaldinho. Sei não mas, Coutinho, Zinho, Ronaldinho, é muito inho juntinho. MInha opinião é que o time não ficará nem melhor nem pior sem o Ronaldinho, mesmo porque ele não estava entrando em campo mesmo. O que não entendo é a confusão criada entre defensores dele, os que detestam ele, e os que detestam a diretoria independente da decisão tomada. Difícil achar que haverá qualquer racionalidade numa discussão

EM JANEIRO DE 59 …

  Logo de cara digo que não estou batalhando pelo 4 o título da Libertadores. Apenas contando história mesmo. Entre os meses de Janeiro e Fevereiro do ano da graça de 1959 aprouve a Conmebol promover um torneio, que seria o embrião da Copa Libertadores de América, iniciada oficialmente no ano seguinte. O torneio se chamou “Gran Serie Suramericana Inter Clubs”, um hexagonal disputado na cidade de Lima, Peru, contando com a participação de Flamengo, pelo Brasil, River Plate, Argentina, Peñarol, Uruguai, Colo-Colo, Chile, e Alianza Lima e Universitário do Peru. O Flamengo era dirigido há quase seis anos pelo paraguaio Manuel Fleitas Solich, nome lendário do clube, e tinha vários remanescentes do time tricampeão carioca em 1953-54-55. Na defesa, o vigoroso central Pavão, o quarto-zagueiro Jadir (que chegou a jogar na Seleção de Vicente Feola) e o lateral Jordan. No meio, o jogo clássico do capitão Dequinha e a malícia de Moacir. E na frente, a dupla Henrique e Dida, dois dos maiore